Pesquisar

30 de janeiro de 2012

Das formas báquicas em imagens do Heavy Metal

Obra: Das formas báquicas e do grotesco Bakhtiniano em imagens do Heavy Metal e do Hard Rock
Publicação: 2011
Autores: Adriano Alves Fiore, Miguel Luiz Contani
Páginas: 22
Fonte: Autoral

Sobre a obra


A linguagem do Rock é essencialmente paródica, alegórica, carnavalesca e imagética. Uma tipologia de conteúdo de imagens é obtida por meio do conceito de carnavalização enunciado por Mikhail Bakhtin e, com ela, este trabalho analisa o emprego e a significação de figuras do campo do grotesco, das deformidades físicas e das monstruosidades na linguagem visual do universo do Hard Rock e Heavy Metal. O corpo teórico também inclui as contribuições de Vilém Flusser e de Junito de Souza Brandão. 

O estigma rebelde do Hard Rock e do Heavy Metal multiplica-se e revigora sua influência com a popularização crescente desses gêneros musicais - que vêm sendo efusivamente retratados por meio de forte apelo imagético - como consequência de os responsáveis pelo marketing das bandas invocarem, sempre mais, o auxílio visual nas figuras que contêm alusões à quebra de regra e de busca pela liberdade.

Para ler a obra completa clique aqui.

24 de janeiro de 2012

Música popular massiva na perspectiva mediática

Obra: Música popular massiva na perspectiva mediática - estratégias de agenciamento e configuração empregadas no Heavy Metal
Publicação: 2006
Autor: Jorge Luiz Cunha Cardoso Filho
Páginas: 142
Fonte: Autoral

Sobre a obra


Mediante o tratamento da performance mediatizada como um produto das indústrias do entretenimento, essa dissertação examina o modo como as canções de trabalho vinculadas ao gênero musical Heavy Metal e lançadas pelo selo independente Maniac Records, são estrategicamente confeccionadas a fim de produzir sentido. Esses sentidos são construídos a partir da manipulação de gramáticas de produção e reconhecimento, bem como respeito a condições de produção e reconhecimento específicas do Heavy Metal, que podem ser identificadas quando o analista compreende as particularidades do formato canção e do gênero musical.

Para ler a obra completa clique aqui.

16 de janeiro de 2012

Caos, peso e celebração

Obra: Caos, peso e celebração - uma abordagem do Heavy Metal a partir da noção de gênero mediático
Publicação: 2005
Autor: Jorge Luiz Cunha Cardoso Filho
Páginas: 14
Fonte: autoral

Sobre a obra


Esse artigo traça um breve panorama dos modos como o gênero da música popular massiva Heavy Metal foi tratado pelas reflexões contemporâneas dos últimos quinze anos e apresenta uma proposta de abordagem dos seus produtos mediáticos que privilegia suas dimensões de partilha simbólica, afetiva e estésica. Compreendido  enquanto uma manifestação que está intimamente vinculada à cultura juvenil e ao sistema mediático de produção e reconhecimento de bens culturais, pretende-se apresentar um modo de análise desse fenômeno que identifique os dispositivos estrategicamente inseridos nos seus álbuns a fim de produzir determinados “efeitos” no apreciador desse gênero musical.

Leia a obra completa clicando aqui.

3 de janeiro de 2012

O movimento anarco-punk

Obra: O movimento anarco-punk
Publicação: 2003
Autor: Vantiê Clínio C. de Oliveira
Páginas: 104
Fonte: Autoral

Sobre a obra


Muito se tem polemizado em tempos recentes sobre o fenômeno, crescente nas grandes cidades, das chamadas “tribos urbanas”. 

Esses grupos, especialmente os juvenis, que parecem apontar para novas formas de convivência humana, para novos comportamentos e valores, criam para si, com freqüência, espaços-tempos “alternativos” de convivências. Esse trânsito por modos tão distintos (daqueles institucionalizados) de integração social, de aquisição de cultura, nos suscita a questão do como estas instâncias de influências estarão atuando “concretamente” na definição das identidades desses jovens. 

O autor deste trabalho, como um pedagogo que mantém relações cotidianas com uma destas tribos juvenis brasileiras, o “Movimento Anarco-Punk”, acredita poder responder razoavelmente a essa questão (no que concerne a esta tribo específica) através do estudo delineado em seguida.

Para ler esta obra clique aqui.

Mais informações sobre a obra: clique aqui.
Tecnologia do Blogger.