As obras

A Enciclopedia Underground pretende agregar qualquer tipo de material (texto, áudio, vídeo) utilizado para realizar estudos - Pesquisas, Artigos, Monografias, TCCs, etc. - e documentos relacionados ao universo da Arte, Música e Comportamento underground; isto é, publicações que fazem referência a algum elemento da chamada "Cultura Underground".

Entende-se como significado para o termo Underground:

"Underground ("subterrâneo", em inglês) é uma expressão usada para designar um ambiente cultural que foge dos padrões comerciais, dos modismos e que está fora da mídia. Também conhecido como Cultura Underground ou Movimento Underground, para designar toda produção cultural com estas características, ou Cena Underground, usado para nomear a produção de cultura underground em um determinado período e local.
A Cultura Underground pode estar relacionada a produção musical, as artes plásticas, a literatura, ou qualquer forma de expressão artística da cultura urbana contemporânea. A expressão "deixou o undergrond", ou "saiu do underground", refere-se a artistas ou movimentos que tornaram-se populares e adquiriram notoriedade do grande público, entrando para o chamado Mainstream." (fonte: wikipedia.org).

Para ler as obras publicadas no Enciclopedia Underground clique aqui.





2 comentários:

  1. Excelente iniciativa em prol de resguardar a memória artística, histórica e social da arte underground; realizo pesquisa sobre o Movimento Punk em Fortaleza e esse blog vai ser uma ótima fonte de debates. Valeu!!! Meu nome é Eduardo VinÍcius e sou professor de História.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita e pelo comentário professor Eduardo. A Enciclopedia Underground está à sua disposição, use-a sem moderação. :)

      Excluir